O colar cervical de espuma é um item médico recomendado para o tratamento de traumatismos da coluna, como por exemplo, artrite, torcicolos como também para a substituição do colar rígido.
Colar cervical para que serve?
Este colar serve para ser colocado em torno do pescoço, estabilizando assim a coluna e evitando o agravamento do trauma.
Veja também o post completo com todos colares cervicais.
Tipos de colar cervical e indicações
Existem dois tipos de colar cervical, o de espuma (ortopédico) e o de resgate, cada um deles com características e indicações diferentes.
Se tratando do colar cervical de espuma, ele é indicado para traumatismos como torcicolos e artrites, podendo facilitar a recuperação da pessoa quando utilizado corretamente.
Já o colar cervical de resgate, como o próprio nome sugere, é recomendado para o resgate de vítimas de acidentes, garantindo que a coluna da pessoa fique estabilizada no momento do transporte para o hospital, evitando a piora do quadro.
Quando é contra indicado o colar cervical?
Como já mencionado, o colar cervical pode ser um grande aliado na recuperação de um paciente que sofreu algum traumatismo na coluna. Entretanto, cabe assinalar que este equipamento é contra indicado em alguns casos.
Desse modo, antes da colocação deste equipamento, o especialista responsável deve averiguar se tem algum sangramento na região do pescoço do paciente ou se há algo encravado no lugar de por o colar.
Colar cervical de espuma para o tratamento de torcicolo?
O colar cervical de espuma é o tipo de colar indicado para o tratamento de traumas como torcicolo, artrite, pós-cirurgias dentre outros problemas na coluna.
Ele é um colar macio e bem mais confortável do que o colar de resgate, permitindo que a imobilização seja mais suave.
Como colocar o colar cervical de espuma?
Para a devida colocação deste colar você deve posicionar a curva central do colar embaixo do queixo. Após posicionar o colar sob o queixo, você deverá envolver todo o pescoço com a espuma, ajustando o fecho na extremidade.
Como pode se perceber a colocação do colar de espuma não é difícil, porém sua indicação deve ser feita por um especialista.
Tem que dormir com o colar cervical de espuma?
No caso do colar de espuma, não tem problema retirá-lo quando for dormir, devendo a pessoa se deitar de lado quando estiver sem o equipamento.
Porém, para evitar que o tratamento venha a ser prejudicado, é importante a avaliação do médico que indicou a utilização do colar, pois ele saberá se o paciente pode retirar o colar ou se tem que dormir com o mesmo..