O colar cervical é um equipamento de saúde, colocado em torno do pescoço por recomendação médica, em casos onde há algum traumatismo na região da coluna como também em resgates e atendimentos pré-hospitalares.
Colar cervical para que serve
De modo geral, a principal função deste item é de estabilizar a região traumatizada, mantendo a postura do pescoço, facilitando assim a recuperação do indivíduo.
Tipos de colar cervical e indicações
Existem mais de um tipo de colar cervical e eles são utilizados conforme o tipo de trauma sofrido pelo indivíduo.
Desse modo, quando um médico especialista constata a necessidade da utilização deste tipo de equipamento devido algum traumatismo como artrites e torcicolos, o colar ortopédico é o recomendado.
Por outro lado, quando é necessária a estabilização da região do pescoço de uma pessoa que sofreu algum acidente, o colar cervical de resgate é o equipamento adequado a ser utilizado.
Quando é contra indicado o colar cervical?
Assim como qualquer tipo de equipamento de saúde, o colar cervical só deve ser colocado após a avaliação de um especialista, o qual irá identificar se é ou não viável a utilização do mesmo.
Assim, existem situações em que a utilização deste item é contraindicada, como nos casos onde há algo encravado na região de colocação do colar ou ainda quando há ferimento com muito sangramento.
Colar cervical para o tratamento de torcicolo
O torcicolo na região do pescoço é uma condição que causa muita dor, limitando a movimentação e gerando muito desconforto.
Para o tratamento desta condição, o colar cervical é uma ótima alternativa, pois permite o relaxamento muscular através da estabilização do pescoço.
Como colocar o colar cervical?
Para se colocar o colar, é preciso tomar alguns cuidados, para que o mesmo não venha a piorar a lesão, prejudicando a recuperação.
Primeiramente, deve-se verificar se o colar está bem justo, sem, entretanto, apertar o pescoço. Caso perceba que está com dificuldade para respirar, significa que o equipamento está muito apertado, devendo ser afrouxado.
Se após ajustar o equipamento, perceber que o contato do colar com a pele está gerando algum tipo de irritação, você pode estar colocando um pouco de algodão entre o colar e a pele, o que irá diminuir o desconforto.
Por último, salientamos que para colocar o colar seu queixo deverá ficar paralelo ao chão e seu olhar deve ficar direcionado para a frente.